Pular para o conteúdo
Início » Referência no trato da Covid-19, Hran comemora 17 partos

Referência no trato da Covid-19, Hran comemora 17 partos

Referência no trato da Covid-19, Hran comemora 17 partos

Recém-nascidos e família recebem cuidados especiais para evitar a contaminação pelo coronavírus

AGÊNCIA BRASÍLIA* | EDIÇÃO: MÔNICA PEDROSO
Referência no atendimento aos pacientes com Covid-19, o Hospital Regional da Asa Norte (Hran) têm feito o possível para evitar o contágio da doença nos recém-nascidos de mães positivas para o coronavírus.  A unidade hospitalar já realizou  17 partos em pacientes com suspeita de Covid-19. Desses, somente seis foram confirmadas para o coronavírus.

Em março, foram feitos quatro partos, todas as mães testaram negativo. Em abril, foram realizados três partos, as pacientes também testaram negativo. Em maio, ocorreram dez partos, sendo seis de pacientes confirmadas com a Covid-19. Além disso, foram admitidas duas pacientes encaminhadas dos hospitais regionais de Planaltina e do Gama após o nascimento, ambas suspeitas, mas que testaram negativo para a doença.

Caso Real

A dona de casa Antônia Martins, de 31 anos, moradora de Planaltina de Goiás (GO) deu à luz no último sábado (30), no Hran, e foi confirmada para a Covid-19. Além dela, o esposo, Hélio Lourenço e, os dois filhos, de 6 e 9 anos, estão com a doença. Apesar da situação, toda a família está assintomática.

“Como tivemos contato com alguns parentes contaminados, inclusive, houve uma morte na família por causa do coronavírus, a equipe da Vigilância Epidemiológica ficou nos acompanhando e me deu um encaminhamento para ir para o Hran quando entrasse em trabalho de parto”, relatou.

De acordo com Antônia, ela e a família realizaram um teste rápido antes do nascimento da pequena Maria Eduarda e, ao comprovarem a doença, ficaram isolados dentro de casa.

“No hospital tiveram todos os cuidados e na minha alta, recebi a orientação para só pegar na neném quando for inevitável, como dar de mamar, trocar fraldas e dar banho. Sempre usando máscaras e com as mãos higienizadas. Infelizmente, a troca de carinho e afagos vai ter que esperar, pois todos nós estamos com a Covid-19”, lamentou.

Antônia informou que também foi orientada a fazer mais 14 dias de isolamento domiciliar com a família. O marido, que é motorista, também está em casa junto com a família.

Orientações

Os cuidados com os recém-nascidos no Hran, filhos de mães com suspeita ou com infecção confirmada por Covid-19 são os mesmos recomendados pelo Ministério da Saúde via portarias publicadas desde o início da pandemia do novo coronavírus.
Segundo a Referência Técnica Assistencial da Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal (Ucin) do Hran, Telma Nascimento, existe todo o cuidado com o recém-nascido, desde a hora do parto até a alta.“O recém-nascido é recebido por um pediatra devidamente paramentado. A ligadura do cordão umbilical é realizada no momento oportuno, bem como os cuidados da assistência ao recém-nascido em sala de parto. Caso o bebê não necessite de cuidados intensivos, ele permanece em quarto privativo de alojamento conjunto com medidas de isolamento de contato e respiratório”, explica.Além disso, são fornecidas as seguintes orientações à mãe: uso permanente de máscara; higienização de mãos (limpeza com água e sabão ou uso de álcool em gel 70%) antes e após o contato com o recém-nascido e manter o berço a dois metros de distância da cama da mãe.“Caso seja necessário acompanhante durante a internação, ele deve ser único, sem trocas. Não pode pertencer ao grupo de risco e deve estar assintomático. O uso de máscara e a higienização de mãos antes e após contato com o recém-nascido também se faz necessário”, esclarece Telma.Na alta hospitalar, as pacientes recebem a orientação de fazer isolamento por 14 dias e entrar em contato com a Unidade Básica de Saúde mais próxima para receber visita domiciliar.
* Com informações da Secretaria de Saúde
Adaptações: Alexandre Torres
Guará News