Pular para o conteúdo
Início » Novas viaturas da Polícia Militar do DF.

Novas viaturas da Polícia Militar do DF.

A Polícia Militar receberá uma nova frota de viaturas. Serão 216 novas viaturas. A entrega oficial será feita em uma solenidade às 15h desta quinta-feira (17).

As novas viaturas são veículos Dodge Journey, categoria indicada para policiamento ostensivo, tático e para operações especiais. Serão expostas, simbolicamente, 48 viaturas no pátio do Quartel do Comando-Geral da PMDF. Além disso, serão entregues, na mesma solenidade, 22 novos ônibus para o transporte da tropa.

São esperados na cerimônia o comandante-geral da PMDF, coronel Julian Rocha Pontes, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, e o secretário de segurança, Anderson Gustavo Torres.
As viaturas serão empregadas em todo o Distrito Federal e reforçarão o policiamento na capital.

Sobre a escolha do veículo e suas funcionalidades

Os novos modelos são mais ergonômicos, o que ameniza os danos à saúde do policial e proporciona segurança para os ocupantes da viatura durante os deslocamentos. Assim, a mudança de veículos é fundamental para a qualidade do serviço policial.

Após estudos sobre as viaturas utilizadas nas unidades especializadas, a Polícia Militar concluiu que o modelo escolhido atende aos parâmetros mínimos de desempenho necessários à especificidade do serviço policial.

O estudo analisou os seguintes parâmetros: a quantidade de policiais no veículo, os equipamentos alocados, os tipos de terrenos a que o veículo pode ser submetido e a redução de impacto na saúde do policial.

A diferença de peso entre a viatura equipada e a não equipada é bastante significativa, podendo superar meia tonelada. Deste modo, o veículo precisa suportar a carga aplicada sem perder o desempenho.

Os veículos foram adquiridos por um valor bem abaixo do preço de mercado. Com atenção especial aos gastos públicos, a PMDF realizou a compra com uma economia média de 20 mil reais em cada unidade. A economia total chega a 3,7 milhões de reais.

Fonte : Polícia Militar do DF, com adaptações edição Guará News – Gisele Frazão.