Pular para o conteúdo
Início » MP apura irregularidades na compra de testes rápidos para Covid-19 pelo GDF

MP apura irregularidades na compra de testes rápidos para Covid-19 pelo GDF

MP apura irregularidades na compra de testes rápidos para Covid-19 pelo GDF

Batizada de “Falso negativo”, a operação cumpre 81 mandados de busca e apreensão no DF e em mais sete estados

RAFAELA FELICCIANO/METRÓPOLES

ATUALIZADO 02/07/2020 7:32

OMinistério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT)investiga possíveis irregularidades na compra de testes de Covid-19 pelo Governo do Distrito Federal. Uma megaoperação foi deflagrada nesta quinta-feira (02/07) no DF e em mais sete estados: Goiás, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Bahia e Espírito Santo. A ação teve apoio da Polícia Civil de cada região.

Batizada de “Falso negativo”, a operação cumpre 81 mandados de busca e apreensão. O Laboratório Central da Secretaria de Saúde do DF é um dos alvos dos investigadores, além da sede da pasta, na Asa Norte. Buscas também são feitas nas residências de servidores.

A compra, com dispensa de licitação, foi feita por servidores da pasta. Há indícios de que o grupo trocou as marcas dos testes, usando uma de baixa qualidade, deixando o resultado dos exames comprometido.

Além do falso negativo, há indício de superfaturamento na compra dos testes rápidos. São investigados os crimes de fraude a licitação, contra a ordem econômica, organização criminosa e corrupção ativa e passiva.
Acionada, a Secretaria de Saúde ainda não se manifestou.
Aguarde mais informações, estamos averiguando e logo poderemos ter mais detalhes sobre a operação no secretaria de saúde do DF.
Com pesquisa e adaptações: Alexandre Torres
Guará News