Pular para o conteúdo
Início » Ministério Público cobra explicações da Caixa Cultural e do Banco do Brasil sobre possível censura a espetáculos

Ministério Público cobra explicações da Caixa Cultural e do Banco do Brasil sobre possível censura a espetáculos

Por Zileide Silva, TV Globo

O Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (MPTCU) pediu à Corte que investigue denúncias de possível censura da Caixa Cultural e do Banco do Brasil a espetáculos artísticos.

A medida ocorre após o cancelamento da peça “Abrazo”, na Caixa Cultural em Recife (PE). O espetáculo foi suspenso após a primeira sessão, em setembro.

O subprocurador-geral Lucas Furtado também pediu ao TCU que examine se as entidades têm praticado censura prévia e se há interferência da Secretaria de Comunicação da Presidência da República nesses casos.

As entidades negam prática de censura, mas afirmam que é vedado o patrocínio a espetáculos com posicionamento político (veja mais abaixo). Já o Palácio do Planalto e o Ministério da Cidadania não quiseram se manifestar sobre o pedido do MPTCU.

Espetáculo ‘Abrazo’

Espetáculo Abrazo será apresentando em São Gonçalo do Amarante, RN, 27/02/2018 — Foto: Gustavo Farache Espetáculo Abrazo será apresentando em São Gonçalo do Amarante, RN, 27/02/2018 — Foto: Gustavo Farache

Espetáculo Abrazo será apresentando em São Gonçalo do Amarante, RN, 27/02/2018 — Foto: Gustavo Farache