Pular para o conteúdo
Início » Governo Federal reconhece estado de calamidade pública no DF devido ao coronavírus

Governo Federal reconhece estado de calamidade pública no DF devido ao coronavírus

Por Afonso Ferreira, G1 DF

 


Moradores de Ceilândia fazem fila para testagem do novo coronavírus no DF — Foto: TV Globo/Reprodução

Moradores de Ceilândia fazem fila para testagem do novo coronavírus no DF — Foto: TV Globo/Reprodução

governo federal reconheceu estado de calamidade pública no Distrito Federal devido à pandemia do novo coronavírus. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (1º) e assinada pelo Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Alexandre Lucas Alves.

Na última segunda-feira (29), o governador Ibaneis Rocha (MDB) decretou situação de calamidade pública no DF por conta da pandemia. Com decreto reconhecido, o Distrito Federal pode:

  • Ter benefícios sociais antecipados
  • Adiar pagamentos de empréstimos federais
  • Ter acesso a recursos da União
  • Não vai precisar cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal

O DF foi a primeira unidade da federação a tomar medidas de isolamento social, em março. No entanto, desde que serviços e setores não essenciais voltaram a funcionar, os casos de coronavírus dispararam.

Assim como houve o aumento de casos no Distrito Federal, o mesmo é registrado em outros estados do Centro-Oeste. No estado de Goiás, o governador Ronaldo Caiado (DEM) pediu apoio a prefeitos para o fechamento do comércio por 14 dias.

Em Mato Grosso, houve o que os especialistas chamam de onda de contágio, que esgota leitos, recursos e profissionais de saúde.

Adaptações: Alexandre Torres

Guará News