Pular para o conteúdo
Início » Diversão e arte. Mostra de Cinema Egípcio Contemporâneo começa nesta quarta; programação é online e gratuita

Diversão e arte. Mostra de Cinema Egípcio Contemporâneo começa nesta quarta; programação é online e gratuita

Por G1 DF

Adaptações: Alexandre Torres

Guará News


2ª Mostra do Cinema Egípcio Contemporâneo vai de 29 de julho até 23 de agosto, pela internet — Foto: Divulgação/ Mostra Cinema Egípcio Contemporâneo

2ª Mostra do Cinema Egípcio Contemporâneo vai de 29 de julho até 23 de agosto, pela internet — Foto: Divulgação/ Mostra Cinema Egípcio Contemporâneo

Em um novo formato, a 2ª Mostra de Cinema Egípcio Contemporâneo pode ser acompanhada pela internet, de graça, a partir desta quarta-feira (29). O evento vai até o dia 23 de agosto e foi adaptado, por conta da pandemia do novo coronavírus.

A mostra é promovida pelo Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) e terá, além da exibição diária de filmes, workshop, palestra e debate com diretores de cinema. Haverá ainda sessões inclusivas, com legenda descritiva ou audiodescrição, e a abertura terá tradução para libras.

Nesta quarta, a sessão especial exibe o documentário “Para onde foi Ramsés?”. Em seguida, terá um debate com o curador da mostra. No mesmo dia também acontece um show virtual da banda Mazaher, que fez a música do filme – transmitido diretamente do Cairo, capital do Egito.

Para acessar a programação, basta fazer um cadastro, com o número do CPF, no site do evento. Para quem quiser uma imersão completa, também é possível uma visita virtual 360º na exposição sobre o Egito Antigo, realizada pelo CCBB.

Conheça a mostra

A Mostra de Cinema Egípcio Contemporâneo contou com uma seleção de 24 títulos, feita pelo produtor e curador Amro Saad, que nasceu no Egito mas foi naturalizado brasileiro. Entre os destaques, está o documentário “Joana d’Arc Egípcia” (2016), de Iman Kamel, que discute as experiências das mulheres egípcias após a revolução de janeiro de 2011.

Segundo Amro Saad, a mostra “evidencia a quebra de paradigmas e, principalmente, um novo olhar, que coaduna com a luta contínua pelas questões sociais, e avança para o entendimento e a percepção dos egípcios sobre sua própria identidade e estilo de vida”.

Programe-se

2ª Mostra de Cinema Egípcio Contemporâneo

  • Data: de 29 de julho a 23 de agosto
  • Local: na internet
  • Ingressos: de graça