Pular para o conteúdo
Início » Coronavírus: 9 repatriados deixam quarentena neste domingo e desembarcam no DF

Coronavírus: 9 repatriados deixam quarentena neste domingo e desembarcam no DF

Por Marília Marques, G1 DF

Adaptações: Alexandre Torres
Guará News

Aviões com brasileiros repatriados da China chega a Anápolis, Goiás — Foto: Sílvio Túlio/G1Aviões com brasileiros repatriados da China chega a Anápolis, Goiás — Foto: Sílvio Túlio/G1

Aviões com brasileiros repatriados da China chega a Anápolis, Goiás — Foto: Sílvio Túlio/G1

Nove brasileiros repatriados vindos da China chegam ao Distrito Federal na manhã deste domingo (23). O grupo estava em quarentena na Base Aérea de Anápolis, em Goiás, desde 9 de fevereiro. Ao todo, 58 pessoas ficaram em isolamento durante 14 dias.

Neste sábado (22), o Ministério da Defesa decidiu adiantar o fim da quarentena – o prazo inicial era de 18 dias – após o último resultado para testes do coronavírus dar negativo. Durante o período, os brasileiros passaram por três avaliações do tipo.

“O Ministério da Saúde (MS) informou que os resultados foram negativos para coronavírus e [os repatriados] continuam assintomáticos. Cada um dos repatriados recebeu uma declaração do MS informando o estado de saúde livre da doença pelo novo Coronavírus (COVID-19)”, diz trecho do comunicado.

Segundo o governo federal, o DF é a unidade da federação que mais vai receber pessoas que estavam em isolamento. O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) deixará Anápolis com 20 passageiros com destino a Brasília. Veja relação abaixo:

  • Distrito Federal: 9 militares, 1 profissional do Ministério da Saúde, 1 profissional da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e 9 repatriados (20 pessoas no total)
  • São Paulo: 11 repatriados, 1 militar e 1 integrante do Ministério da Saúde (13 pessoas no total)
  • Rio de Janeiro: 11 militares
  • Paraná: 5 repatriados
  • Santa Catarina: 4 repatriados
  • Minas Gerais: 3 repatriados
  • Pará: 1 repatriada

Entre os repatriados que pousam no DF, dois seguirão em voos comerciais para o Maranhão e para o estado do Rio Grande do Norte.

VE - Repatriação de brasileiros na China — Foto: Aparecido Gonçalves e Juliane Monteiro/G1VE - Repatriação de brasileiros na China — Foto: Aparecido Gonçalves e Juliane Monteiro/G1

VE – Repatriação de brasileiros na China — Foto: Aparecido Gonçalves e Juliane Monteiro/G1

Retorno da China

O grupo de brasileiros e parentes chineses que retornou ao Brasil por conta do coronavírus pousou em na Base Aérea de Anápolis em dois aviões da FAB no último dia 9. Até este sábado (22), eles permaneciam no local.

O Ministério da Defesa divulgou que a operação para trazer os repatriados tem um orçamento de R$ 11,2 milhões.

Ao todo, 34 pessoas foram resgatadas. Outras 24 pessoas que integravam a equipe técnica que foi buscá-los – incluindo tripulação, médicos e jornalistas – também ficou no isolamento.

Base Aérea de Anápolis, Goiás — Foto: Vanessa Martins/G1Base Aérea de Anápolis, Goiás — Foto: Vanessa Martins/G1

Base Aérea de Anápolis, Goiás — Foto: Vanessa Martins/G1

O grupo dos 34 repatriados da China é composto da seguinte forma:

  • 4 chineses casados com brasileiros;
  • 7 crianças com idades entre 2 e 12 anos;
  • 23 brasileiros adultos – casais e homens e mulheres solteiros (sendo três diplomatas).

A tripulação das aeronaves é formada por:

  • 14 médicos;
  • 8 tripulantes;
  • 2 jornalistas.