Pular para o conteúdo
Início » Com baixo índice de contaminação, Hran treina servidores para evitar contágios

Com baixo índice de contaminação, Hran treina servidores para evitar contágios

Com baixo índice de contaminação, Hran  treina servidores para evitar contágios

As ações são realizadas diariamente com objetivo de minimizar o número de servidores infectados

AGÊNCIA BRASÍLIA

Por meio de educação continuada e permanente, a direção do Hospital Regional da Asa Norte (Hran) faz o possível para manter sua equipe longe do contágio pelo coronavírus. Os desafios são inúmeros, pois as recomendações são diferentes e atualizações das normas de segurança são constantes.

Mesmo sendo o hospital de referência nos atendimentos de Covid-19 e com todos os profissionais trabalhando na linha de frente, com contato direto de pacientes contaminados pelo coronavírus, as capacitações fazem a diferença.

A contaminação de profissionais de saúde no Hran é baixíssima, comparando com o perfil mundial. O caso mais grave foi de um enfermeiro que já se recuperou, fez a quarentena e retornou ao trabalho. Além dele, mais sete profissionais testaram positivo para a Covid-19 e foram afastados. Nesses outros casos, não há como comprovar que os profissionais foram contaminados durante o período de trabalho.

Atendimentos

 De 14 de abril a 13 de maio, foram internados 163 pacientes no Hran, transferidos 124, receberam alta domiciliar 129 e 16 óbitos, totalizando 432 atendimentos.

As capacitações diárias, com todas as equipes de profissionais sobre a maneira correta de se paramentar, desparamentar, os cuidados redobrados com a higienização das mãos e sobre o coronavírus fazem a diferença”, afirma o diretor do Hran, Ulysses de Castro.

Há escala semanal e plantão de dúvidas para auxiliar os servidores. Além disso, todos os protocolos estabelecidos pelo Plano de Contingência para o enfrentamento do coronavírus são seguidos.

“Estamos tendo cuidado redobrado com nossos servidores. Todas as equipes são capacitadas, até porque, não temos como parar. O nosso objetivo é sempre deixar o servidor preparado, já que vimos que a maioria de casos de profissionais infectados se dão na hora da desparamentação ou do uso de um ambiente coletivo como banheiros, refeitório”, explica.

De acordo com o diretor do Hran, o uso correto dos equipamentos de proteção individual (EPIs), o respeito aos protocolos e as capacitações já realizados com os profissionais da unidade resultam na não contaminação por coronavírus.

“Capacitando os nossos profissionais corretamente damos segurança a eles, a seus familiares e aos pacientes também. Já contabilizamos mais de 100 treinamentos em menos de dois meses”, frisa. Ullysses destaca que todos os profissionais que fazem parte do grupo de risco para a Covid-19 estão fazendo o teletrabalho.

Geralmente, o Núcleo de Segurança do Paciente e o Núcleo de Controle de Infecção Hospitalar fazem as capacitações in loco, nos diferentes setores do hospital  e nas unidades básicas de saúde , inclusive com produção de vídeos educativos na tentativa de minimizar o número de infectados.

Refeitório

 Com o objetivo de evitar a proliferação do coronavírus, foi feito o redimensionamento do refeitório do Hran. As mesas foram distanciadas e as cadeiras sinalizadas. Além disso, outras medidas foram adotadas de acordo com as recomendações do Conselho Federal de Nutrição (CFN) como, por exemplo, a retirada das toalhas das mesas e uma nova forma de servir as refeições.

*Com informações da Secretaria de Saúde

Adaptações: Alexandre Torres

Guará News