Pular para o conteúdo
Início » MONITORAMENTO PARA MELHORAR A SEGURANÇA NO GUARÁ. CÂMERAS CHEGAM PARA MELHORAR INVESTIGAÇÕES

MONITORAMENTO PARA MELHORAR A SEGURANÇA NO GUARÁ. CÂMERAS CHEGAM PARA MELHORAR INVESTIGAÇÕES

CÂMERAS DE SEGURANÇA CHEGAM AO GUARÁ

Guará mais seguro

Câmeras de videomonitoramento são instaladas na cidade com o objetivo de reduzir a criminalidade e promover mais segurança ao guaraense.

Os locais não foram informados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) por motivos estratégicos de segurança. As áreas contempladas foram mapeadas de acordo com a “mancha criminal” informada pelas equipes de inteligência da Secretaria de Segurança Pública em parceria com as forças de segurança locais . Foram destinados R$ 700 mil para a compra dos equipamentos. O recurso é oriundo de emenda parlamentar do distrital Rodrigo Delmasso, vice-presidente da Câmara Legislativa (CLDF). As melhorias integram o pacote de obras que serão realizadas no Guará com investimento de R$ 2 milhões.

São câmeras em alta resolução. Todas as imagens são transmitidas para o Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob). Atualmente, 29 multiagências fazem parte da estrutura do centro e podem contar com as imagens. “Já tivemos casos de um problema da CEB, por exemplo, ser resolvido com maior rapidez por conta do acionamento de nossas câmeras do Ciob. Com elas, podemos monitorar o trânsito e acompanhar grandes eventos e manifestações públicas”, explicou o gerente de eventos da Subsecretaria de Operações Integradas (SOPI), da SSP/DF, major Alisson Nobre.

A definição dos locais em que os equipamentos são instalados são áreas de interesse permanente, ou seja, definidos com base em levantamentos realizados pela Subsecretaria de Gestão da Informação (SGI), da SSP/DF, e também com orientação de responsáveis por batalhões e delegacias. Os estudos apontam as chamadas “manchas criminais”, em que é possível detectar dias, horários e locais de maior incidência de crimes.

Investigação

Para o delegado-adjunto da 4ª Delegacia de Polícia, localizada no Guará, João de Ataliba, o uso da tecnologia contribui positivamente com a elucidação de crimes. “O uso das imagens captadas pelas câmeras de segurança podem contribuir com o encurtamento do tempo de investigação e consequente responsabilização mais rápida do infrator, principalmente em casos de condenações e prisões”. O delegado conta ainda como a divulgação de imagens estimula as denúncias.”Sempre que divulgamos imagens de suspeitos, muito rapidamente surgem denúncias com informações fundamentais  para investigação e até mesmo paradeiro do infrator”.

Ações da Administração do Guará

A Administração Regional do Guará em parceria com a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) atua diariamente na podas das árvores com o intuito em promover melhorias na iluminação das quadras. Além disso, o Guará já recebeu reforço de lâmpadas de LEDem mais de 20 pontos com maior necessidade.

“Sabemos que a segurança é uma das pautas mais demandadas pela comunidade e estamos unindo esforços, buscando parcerias com o GDF para que possamos oferecer uma cidade com mais qualidade de vida aos seus moradores”, comenta a administradora regional, Luciane Quintana.

Comunidade pode indicar melhorias

O morador pode registrar as demandas da sua quadra, utilizando a Ouvidoria pelo 162, via internet: www.ouv.df.gov.br ou no aplicativo e-GDF, no menu Ouvidoria ou Cidades.

Fonte: Secretaria de Segurança Pública

Adaptações: Alexandre Torres

Guará News