Audiência debate cobrança de estacionamento em áreas públicas do DF
Secretaria de Mobilidade faz encontro com total de 16 vagas, por ordem de chegada, nesta sexta-feira (31). Projeto estava no Plano de Governo de Ibaneis antes das eleições; medida inclui pagamento em quadras residenciais do Plano Piloto.
Por Luiza Garonce, TV Globo
Adaptações: Alexandre Torres
Guará News
Carros em estacionamento público do Distrito Federal — Foto: TV Globo/Reprodução
A ideia fez parte do plano de governo de Ibaneis Rocha (MDB) quando era candidato, nas eleições de 2018. À época, em entrevista ao G1, eledeclarou que pretendia implementar áreas de estacionamento pago nas regiões de maior fluxo de trânsito.
A Zona Verde, caso implementada, vai compreender áreas públicas concedidas à iniciativa privada. Doze grupos participaram do chamamento para a apresentação de propostas e o vencedor já foi escolhido. O contrato prevê duração de 30 anos, com investimento de R$ 300 milhões.
De acordo com o GDF, a proposta prevê a criação de quatro zonas com 115 mil espaços para veículos. São quatro regiões identificadas por cores:
- Ipê Amarelo: Asa Sul, Asa Norte, Sudoeste, SIA e Setor de Indústrias Gráficas
Projeto Zona Verde do DF Ipê Amarelo — Foto: TV Globo/Reprodução
- Ipê Roxo: setores bancários, comerciais, hoteleiros, de rádio e TV, setores de autarquias e médico hospitalares
Projeto Zona Verde do DF Ipê Roxo — Foto: TV Globo/Reprodução
- Ipê Rosa: Eixo Monumental, próximo aos Ministérios, Palácio do Buriti, Câmara Legislativa e Tribunal de Contas
Projeto Zona Verde do DF Ipê Rosa — Foto: TV Globo/Reprodução
- Ipê Branco: bolsões de estacionamento próximos às estações do Metrô e BRT
BRT:
- Estação Catetinho
- Estação Periquito
- Terminal Gama
- Estação Granja do Torto
- Estação SMPW
- Estação Vargem Bonita
- Terminal Santa Maria
- Estação Park Way
- Estação Caub
- Estação Santos Dumont
Metrô:
- Estação Central
- Estação Galeria dos Estados
- Estação 102 sul
- Estação 108 sul
- Estação 112 sul
- Estação 114 sul
- Estação Asa
- Estação Feira do Guará
- Estação Arniqueiras
- Estação Águas Claras
- Estação Concessionárias
- Estação Praça do Relógio
- Estação Centro Metropolitano
- Estação Ceilândia Sul
- Estação Guariroba
- Estação Ceilândia Centro
- Estação Ceilândia Norte
- Estação Ceilândia
- Estação Taguatinga Sul
- Estação Furnas
- Estação Samambaia Sul
- Estação Samambaia Terminal
Projeto Zona Verde do DF Ipê Branco — Foto: TV Globo/Reprodução
Cerca de R$ 40 por dia
Segundo o GDF, em cada zona os valores cobrados serão diferentes, variando desde isenções e gratuidades até a cobrança de R$ 5 por hora. Levando em conta esse valor, uma pessoa que vai ao trabalho de carro e cumpre 8h de expediente, gastaria R$ 40 por dia.
De acordo com o secretário de Mobilidade, Valter Casimiro, a razão da cobrança em estacionamentos é a maior rotatividade das vagas. Segundo ele, a Zona Verde também seria um estímulo ao uso de ônibus e metrô.
“A gente diminuiria essa quantidade de veículos, de engarrafamentos que se tem no horário de pico aqui na nossa cidade”, declarou o secretário de Mobilidade.
No entanto, a pasta não tem nenhum projeto paralelo para ampliar a frota de ônibus, reduzir o valor das passagens ou expandir o metrô, por exemplo.
Quadras residenciais
Veículos em estacionamento de quadra residencial do DF — Foto: TV Globo/Reprodução
A proposta traz a possibilidade de cobrança nos estacionamentos das quadras residenciais. Cada apartamento teria direito a apenas uma vaga fora da garagem.
Para que não é morador, o valor cobrado seria de R$ 2 por hora, das 9h às 20h nos dias úteis e das 9h às 13h aos sábados. Os conselhos comunitários da Asa Sul e da Asa Norte são contrários à medida e cobram do GDF investimentos em transporte público e mobilidade, “antes de cobrar pelo estacionamento”.
Para o presidente do Conselho Comunitário da Asa Sul, José Daldegan, antes de “penalizar o transporte individual”, o governo precisa investir no sistema de transporte coletivo .
“Privatizar os estacionamentos, terceirizar a fiscalização e a cobrança de multas não reverte quase nada pros cofres públicos nem pra o sistema de mobilidade e transporte coletivo”, afirma Dalgedan.
Já o presidente do Conselho Comunitário da Asa Norte, Sérgio Bueno, aponta que a solução do problema de mobilidade se revolveria a partir de “investimentos sérios e planejados”. Ele cita como exemplo a extensão do metrô da Asa Norte e a implantação do VLT na W3, fazendo o circuito com a L2.
“Os veículos parados vão ser imputados aos proprietários deles o custo do tráfego que nós temos aqui no Distrito Federal, que é horrível”, diz Bueno.
Audiência Pública
Nesta sexta-feira (31), a Secretaria de Mobilidade faz uma audiência pública para debater o projeto. A reunião está marcada para 10h, de forma presencial, com o limite de 16 vagas (veja endereço abaixo). A audiência também será transmitida pelo Youtube.
“A ideia é que a gente prolongue um pouco mais, até o dia 15, as possíveis sugestões, pra que a gente possa depois fazer a coleta de informações e adequar o projeto pra que fique melhor pra população aqui do Distrito Federal”, explica o secretário de Mobilidade Valter Casimiro.
Audiência pública para debater Zona Verde
- Data: sexta-feira (31)
- Local: Auditório do DER
- Endereço: SAN – bloco C – Setor Complementares
- Horário: 10h
- Número de vagas: 16 presenciais, por ordem de chegada