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Vem mais taxas para você pagar, confira. Audiência debate cobrança de estacionamento em áreas públicas do DF

Por Luiza Garonce, TV Globo

Adaptações: Alexandre Torres

Guará News


Carros em estacionamento público do Distrito Federal — Foto: TV Globo/Reprodução

Carros em estacionamento público do Distrito Federal — Foto: TV Globo/Reprodução

A ideia fez parte do plano de governo de Ibaneis Rocha (MDB) quando era candidato, nas eleições de 2018. À época, em entrevista ao G1, eledeclarou que pretendia implementar áreas de estacionamento pago nas regiões de maior fluxo de trânsito.

A Zona Verde, caso implementada, vai compreender áreas públicas concedidas à iniciativa privada. Doze grupos participaram do chamamento para a apresentação de propostas e o vencedor já foi escolhido. O contrato prevê duração de 30 anos, com investimento de R$ 300 milhões.

De acordo com o GDF, a proposta prevê a criação de quatro zonas com 115 mil espaços para veículos. São quatro regiões identificadas por cores:

  • Ipê Amarelo: Asa Sul, Asa Norte, Sudoeste, SIA e Setor de Indústrias Gráficas
Projeto Zona Verde do DF Ipê Amarelo — Foto: TV Globo/Reprodução

Projeto Zona Verde do DF Ipê Amarelo — Foto: TV Globo/Reprodução

  • Ipê Roxo: setores bancários, comerciais, hoteleiros, de rádio e TV, setores de autarquias e médico hospitalares
Projeto Zona Verde do DF Ipê Roxo — Foto: TV Globo/Reprodução

Projeto Zona Verde do DF Ipê Roxo — Foto: TV Globo/Reprodução

  • Ipê Rosa: Eixo Monumental, próximo aos Ministérios, Palácio do Buriti, Câmara Legislativa e Tribunal de Contas
Projeto Zona Verde do DF Ipê Rosa — Foto: TV Globo/Reprodução

Projeto Zona Verde do DF Ipê Rosa — Foto: TV Globo/Reprodução

  • Ipê Branco: bolsões de estacionamento próximos às estações do Metrô e BRT

BRT:

  1. Estação Catetinho
  2. Estação Periquito
  3. Terminal Gama
  4. Estação Granja do Torto
  5. Estação SMPW
  6. Estação Vargem Bonita
  7. Terminal Santa Maria
  8. Estação Park Way
  9. Estação Caub
  10. Estação Santos Dumont

Metrô:

  1. Estação Central
  2. Estação Galeria dos Estados
  3. Estação 102 sul
  4. Estação 108 sul
  5. Estação 112 sul
  6. Estação 114 sul
  7. Estação Asa
  8. Estação Feira do Guará
  9. Estação Arniqueiras
  10. Estação Águas Claras
  11. Estação Concessionárias
  12. Estação Praça do Relógio
  13. Estação Centro Metropolitano
  14. Estação Ceilândia Sul
  15. Estação Guariroba
  16. Estação Ceilândia Centro
  17. Estação Ceilândia Norte
  18. Estação Ceilândia
  19. Estação Taguatinga Sul
  20. Estação Furnas
  21. Estação Samambaia Sul
  22. Estação Samambaia Terminal
    Projeto Zona Verde do DF Ipê Branco — Foto: TV Globo/Reprodução

    Projeto Zona Verde do DF Ipê Branco — Foto: TV Globo/Reprodução

    Cerca de R$ 40 por dia

    Segundo o GDF, em cada zona os valores cobrados serão diferentes, variando desde isenções e gratuidades até a cobrança de R$ 5 por hora. Levando em conta esse valor, uma pessoa que vai ao trabalho de carro e cumpre 8h de expediente, gastaria R$ 40 por dia.

    De acordo com o secretário de Mobilidade, Valter Casimiro, a razão da cobrança em estacionamentos é a maior rotatividade das vagas. Segundo ele, a Zona Verde também seria um estímulo ao uso de ônibus e metrô.

    “A gente diminuiria essa quantidade de veículos, de engarrafamentos que se tem no horário de pico aqui na nossa cidade”, declarou o secretário de Mobilidade.

    No entanto, a pasta não tem nenhum projeto paralelo para ampliar a frota de ônibus, reduzir o valor das passagens ou expandir o metrô, por exemplo.

    Quadras residenciais

    Veículos em estacionamento de quadra residencial do DF — Foto: TV Globo/Reprodução

    Veículos em estacionamento de quadra residencial do DF — Foto: TV Globo/Reprodução

    A proposta traz a possibilidade de cobrança nos estacionamentos das quadras residenciais. Cada apartamento teria direito a apenas uma vaga fora da garagem.

    Para que não é morador, o valor cobrado seria de R$ 2 por hora, das 9h às 20h nos dias úteis e das 9h às 13h aos sábados. Os conselhos comunitários da Asa Sul e da Asa Norte são contrários à medida e cobram do GDF investimentos em transporte público e mobilidade, “antes de cobrar pelo estacionamento”.

    Para o presidente do Conselho Comunitário da Asa Sul, José Daldegan, antes de “penalizar o transporte individual”, o governo precisa investir no sistema de transporte coletivo .

    “Privatizar os estacionamentos, terceirizar a fiscalização e a cobrança de multas não reverte quase nada pros cofres públicos nem pra o sistema de mobilidade e transporte coletivo”, afirma Dalgedan.

    Já o presidente do Conselho Comunitário da Asa Norte, Sérgio Bueno, aponta que a solução do problema de mobilidade se revolveria a partir de “investimentos sérios e planejados”. Ele cita como exemplo a extensão do metrô da Asa Norte e a implantação do VLT na W3, fazendo o circuito com a L2.

    “Os veículos parados vão ser imputados aos proprietários deles o custo do tráfego que nós temos aqui no Distrito Federal, que é horrível”, diz Bueno.

    Audiência Pública

    Nesta sexta-feira (31), a Secretaria de Mobilidade faz uma audiência pública para debater o projeto. A reunião está marcada para 10h, de forma presencial, com o limite de 16 vagas (veja endereço abaixo). A audiência também será transmitida pelo Youtube.

    “A ideia é que a gente prolongue um pouco mais, até o dia 15, as possíveis sugestões, pra que a gente possa depois fazer a coleta de informações e adequar o projeto pra que fique melhor pra população aqui do Distrito Federal”, explica o secretário de Mobilidade Valter Casimiro.

    Audiência pública para debater Zona Verde

    • Data: sexta-feira (31)
    • Local: Auditório do DER
    • Endereço: SAN – bloco C – Setor Complementares
    • Horário: 10h
    • Número de vagas: 16 presenciais, por ordem de chegada

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