Pular para o conteúdo
Início » Atraso no hospital de campanha de Águas Lindas (GO) preocupa prefeitura

Atraso no hospital de campanha de Águas Lindas (GO) preocupa prefeitura

Atraso no hospital de campanha de Águas Lindas (GO) preocupa prefeitura

Em nota, Executivo municipal diz que “burocracias colocam em risco milhares de homens e mulheres que lutam para vencer o novo coronavírus”

 

ATUALIZADO 08/05/2020 18:09

APrefeitura Municipal de Águas Lindas (GO) afirmou, nesta sexta-feira (08/05), que é “preocupante” o atraso para a entrega do novo hospital de campanha anunciado pelo Ministério da Saúde. A previsão era de que a estrutura fosse entregue no fim de abril, mas a burocracia, segundo indica o município, está postergando a inauguração da unidade.

O hospital foi um pedido do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), ao governo Federal para amenizar a superlotação dos hospitais públicos do estado causada em razão do novo coronavírus. No início de abril, a obra da unidade recebeu a visita do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Em contato com a coluna, o Palácio das Esmeraldas diz que o Ministério da Saúde planeja a entrega para daqui a 15 dias. O órgão federal, contudo, não respondeu aos nossos questionamentos.

O Executivo municipal de Águas Lindas ressalta que, no atual cenário, “as burocracias colocam em risco milhares de homens e mulheres que lutam para vencer a batalha contra o novo coronavírus. Ressaltamos ainda o compromisso desta administração é na luta efetiva para que possamos passar por esta crise que colocou o mundo inteiro em alerta”, frisa.
Ainda conforme a nota, a unidade atenderá pacientes de pelo menos sete cidades goianas do Entorno: Águas Lindas de Goiás, Santo Antônio, Novo Gama, Valparaíso de Goiás, Cidade Ocidental, Luziânia e Cristalina. “Se necessário, poderá atender pacientes do Distrito Federal”, explica a prefeitura.

Desafogamento

O funcionamento do novo hospital desafogará, por exemplo, a rede pública de saúde do Distrito Federal. Ao todo, 159 pessoas de 17 estados tiveram a doença diagnosticada em Brasília. A maioria vem de Goiás: 115. Por uma questão geográfica, os municípios do Entorno são os que despertam maior preocupação das autoridades sanitárias da capital do país.
O governador Ibaneis Rocha (MDB) estima um número muito maior. “No que diz respeito a doentes de outras localidades, esse foi um dos motivos do decreto cobrando a inclusão na regulação das UTIs [Unidades de Terapia Intensiva] da rede privada. Os relatos dão conta de pessoas com renda mais elevada vindo de fora e recorrendo aos serviços do DF”, explica.
O chefe do Executivo local ressalta não se tratar de uma queixa, mas entende que saber a quantidade de pacientes atendidos com Covid-19 na cidade é fundamental para o pleno desenvolvimento de políticas públicas.

“Precisamos, pelo menos, de ter conhecimento. Sabemos, por exemplo, que 80 pessoas infectadas no Entorno estão sendo tratadas na nossa rede hospitalar. Então, faz parte do nosso planejamento olhar para essa região, em virtude do hospital de campanha de Águas Lindas ainda não estar funcionado e a situação do entorno é conhecidamente difícil por não ter uma rede hospitalar estruturada ”,disse.

Uma das vítimas da Covid-19 desta sexta-feira (08/05) em território brasiliense morava no Novo Gama, município goiano situado no Entorno do DF.